TRIBO TUAREG

Consulta os costumes, tradições, história, ... do POVO AZUL

29/04/08

Novos distintivos das etapas do novo Esquema de Progresso

Com a introdução do novo Esquema de Progresso na AEP, foi necessário criar novos distintivos representativos das etapas de progresso do novo Esquema de Progresso.
No âmbito das suas competências estatutárias, a Chefia Nacional define as seguintes normas para a sua utilização:

Secção I – Distintivos de Etapa de Progresso

3. Distintivos de Etapa para a Tribo de Exploradores, atribuídos após conclusão da respectiva etapa:
Distintivos de formato rectangular com 4 cm de largura por 5,5 cm de altura, com borda em azul e fundo em azul e branco. São definidos elementos diferenciadores para cada uma das Etapas:

a) 1ª Etapa – conforme figura 3.a)
b) 2 ª Etapa – conforme figura 3.b)
c) 3 ª Etapa – conforme figura 3.c)
Secção II – Uso no Uniforme dos distintivos de Etapa de Progresso

1. Os distintivos de Etapa de Progresso são usados na manga esquerda da camisa do uniforme em posição central entre o cotovelo e o ombro, conforme a figura 5.

2. Os distintivos de uma etapa mais avançada substituem no uniforme os distintivos da etapa
anterior
.

3. Com excepção do distintivo de Escoteiro da Pátria, os Distintivos de uma Divisão só podem
ser usados enquanto o elemento estiver nessa Divisão.

4. O distintivo de Escoteiro da Pátria, uma vez obtido, pode sempre ser usado no uniforme.

Secção III – Normas transitórias

1. Os novos Distintivos de Progresso são usados a partir do momento em que o elemento transite para o novo Esquema. Não é permitida a utilização simultânea de distintivos de ambos os esquemas excepto na situação indicada no ponto 3 desta secção.

2. Após a transição para o novo Esquema de Progresso são extintos e deixam de poder ser usados os seguintes distintivos e elementos de uniforme:

Clã: Escalpe de caminheiro

3. Ao distintivo de Escoteiro da Pátria, obtido segundo o antigo Esquema de Progresso, aplica-se o disposto no ponto 4 da secção II. Durante a estadia no Clã, o respectivo distintivo de Etapa será usado por baixo do distintivo de Escoteiro da Pátria, conforme indicado na figura 5.

4. As Insígnias de Especialidade previstas no antigo Esquema de Progresso mantêm-se em vigor até publicação da respectiva revisão. As Insígnias previstas no antigo Esquema podem continuar a ser usadas no uniforme conforme estava disposto – manga esquerda da camisa do uniforme.

15/04/08

Area XII - Acampamento Regional


A nossa Tribo participou no Area XII com elevado empenho, com muito querer e espírito de sacrifício. Se no 1º dia visitámos a Fortaleza de Sagres e o Zoo de Lagos, nessa mesma noite circulava em campo, muito baixinho, que o dia seguinte seria duro... Os chefes Paulo, Marco e Helder estavam muitas vezes juntos, mapas para cá, cartas militares para lá...

Bem, após o jantar fomos dormir. Pouco, claro! Por volta das 04:00 da madrugada, hora de acordar! Afinal era verdade! Começámos o raid por volta das 05:00 e após um início difícil em nos orientarmos, começámos a andar e só parámos mesmo quando as pernas já não se mexiam! Mas após uma longa caminhada de mais de 30 km, de delta em delta, ainda tivemos oportunidade de fazer rappel.

A regresso a campo foi feito a pé (claro!), agora com a companhia do Chefe Paulo.

..depois da próxima curva... só mais uma ... estamos mesmo quase... finalmente o gorila apareceu!

Na parte final tivemos companhia de outras escoteiras (cansadas?!) mas o sentido do dever cumprido e a nossa persistência levou-nos a ser a 1ª patrulha a chegar a campo cumprindo todo o percurso. O prémio era nosso! Da Patrulha MULA!

Depois de tratar das bolhas, era tempo de jantar, desta vez feito pelo Chefe Marco e Chefe Paulo, fogo de concelho e TENDA!